quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Central de Interpretação de Libras é iniciativa pioneira

Fonte: Diário do Nordeste 


Libras
Portadores de deficiência auditiva serão atendidos também virtualmente
FOTO: ELISÂNGELA SANTOS
Juazeiro do Norte. Uma forma de atendimento pioneira no Estado do Ceará é inaugurada, neste município, com a Central de Interpretação de Libras. Os primeiros acompanhamentos já começaram a ser realizados e há uma perspectiva ampla, para uma cidade de mais de 15 mil pessoas com deficiência auditiva, com os agendamentos dos interessados em desenvolver algum tipo de atividade e precise do intérprete de libras.
A parceria do município de Juazeiro do Norte com os governos federal e estadual possibilitará o agendamento on line para as atividades. Inicialmente, serão 13 intérpretes prestando os atendimentos, seja na hora de fazer as compras ou realizar algum tipo de transação bancária.
O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, esteve em Juazeiro do Norte para fazer a entrega do equipamento, e ressalta a possibilidade ampliada em relação ao acesso às garantias de direitos pelo deficiente auditivo.
Ele destaca o município juazeirense como a cidade pioneira do projeto de implantação das unidades destinadas ao atendimento no Ceará.
Solidez
Para a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Estado, Isabel Pontes, os projetos, em sua grande maioria, destinados para as pessoas com deficiência, começaram a adquirir concretude.
"Havia iniciativas isoladas e algumas ações das próprias famílias", disse a coordenadora, além de poucos projetos dos governos, mais sensibilizados com a causa da deficiência.
Conforme a coordenadora Isabel Pontes, atualmente, mesmo com as garantias de políticas para as pessoas com deficiência, as barreiras não foram totalmente superadas. Segundo ela, estão sendo desenvolvidos esforços, mas ainda há grandes desafios.
Para a coordenadora, o mundo como um todo tem que ser reconstruído, em suas perspectivas geométricas, na questão da acessibilidade física, e também no aspecto cultural.
"A gente percebe que as barreiras latitudinais são um grande impedimento para que as pessoas com deficiência consigam se inserir na sociedade como um todo, por qualquer espaço que a vida transite, desde as escolas, praças públicas, de uma vida passando na cidade, no país e no mundo", avalia a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Estado.
Localização
A seleção de Juazeiro do Norte no Estado do Ceará ocorreu em virtude do seu espaço geográfico, do número de habitantes, quase 250 mil pessoas, e o número de pessoas com deficiência auditiva, além de congregar pessoas do município do Crato, com mais de sete mil surdos, e a cidade de Barbalha, que detém mais de 3,4 mil pessoas portadoras dessa deficiência. Os dados, conforme Isabel Pontes, são resultado do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010.
Procedimentos
O intérprete se desloca com um carro para atender o usuário e fazer a interlocução. Atualmente estão no local três intérpretes e uma recepcionista
Com cerca de 300 deficientes auditivos em vários projetos em encaminhamento, no intuito de integrar os surdos da região, o Instituto Transformar (Intra) tem realizado acompanhamento, principalmente no intuito de melhorar o rendimento escolar dos surdos.
Mais informações:
Central de Interpretação de Libras
Rua São Luiz, 384, Centro
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512.2598

Nenhum comentário:

Postar um comentário